Hospital da Mulher promove capacitação para funcionários sobre aleitamento materno

Os dez passos para alcançar sucesso no aleitamento materno foram ensinados aos funcionários do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher). O treinamento iniciado no dia 13 de abril segue até esta quarta-feira (3). A partir das orientações, os colaboradores poderão instruir as mamães atendidas na unidade hospitalar.

De acordo com a enfermeira e coordenadora do curso, Nadja Vieira, o desmame precoce é fator para aumento do índice de mortalidade infantil. Por isso, considera importante manter a amamentação durantes os seis primeiros meses de vida do bebê.

O Hospital da Mulher possui o selo de qualidade Iniciativa Hospital Amigo da Criança (IHAC), conferido pelo Ministério da Saúde. Para alcançar o reconhecimento, a unidade hospitalar precisou se adequar aos critérios quanto ao cuidado respeitoso e humanizado à mulher durante o pré-parto, parto e pós-parto, além de garantir livre acesso à permanência dos pais junto ao recém-nascido internado, durante 24 horas, e cumprir a Norma Brasileira de Comercialização de Alimentos para Lactantes e Crianças na Primeira Infância (NBCAL).

A diretora-presidente da Fundação Hospitalar – que administra o Hospital da Mulher – Gilberte Lucas, aponta que os bebês nascidos em um ambiente que possui o selo têm menos chances de sofrer intervenções desnecessárias logo após o parto “por que é priorizado o contato pele a pele com a mãe logo após o nascimento, a amamentação na primeira hora de vida, ainda na sala de parto, e o alojamento conjunto”.

Os objetivos da IHAC são:
• Diminuir a mortalidade infantil por meio do estímulo à prática da amamentação;
• Mobilizar e capacitar profissionais de saúde para mudarem rotinas e condutas inadequadas que possam prejudicar a amamentação e determinar um desmame precoce; implementar dos dez passos para o sucesso do aleitamento materno;
• Cumprir a NBCAL;
• Promover o Cuidado Amigo da Criança. O curso de Manejo em Aleitamento Materno tem a carga horária de 20 horas, baseia-se em uma didática informativa e de fácil compreensão.

Secom/ Foto: Divulgação

 

 

OUTRAS NOTÍCIAS