Hospital Geral Clériston Andrade está preparado para atender demanda de pacientes durante a Micareta de Feira 2023

A Micareta de Feira de Santana é um dos eventos mais esperados do ano na cidade baiana. Cancelada desde o início da pandemia em 2020, a festa está de volta e o Hospital Geral Clériston Andrade (HGCA) já está preparado para receber os pacientes que podem chegar à unidade durante a Micareta, que acontecerá de 20 a 24 de abril.

Segundo a diretora-geral da unidade, Dra. Cristiana França, algumas ações foram organizadas para garantir que o hospital esteja pronto para atender a demanda da Micareta. “O efetivo aumentará em 20%, com médicos, enfermeiros, técnicos, auxiliares de enfermagem e toda equipe multiprofissional da unidade. Sabemos que a demanda de trauma de face pode aumentar, diante disso reforçamos também a equipe de bucomaxilofacial. Estamos com estoque preparado de insumos, almoxarifado e medicamentos”, explicou.

“O Governo do Estado disponibilizou uma UTI móvel, e duas ambulâncias básicas que estarão de plantão no HGCA durante o período da festa, para caso algum paciente agrave e necessite ser transferido para um hospital da capital. Preparamos também um Plano de Múltiplas Vítimas, para caso ocorra alguma catástrofe, teremos salas para atender um número maior de pacientes. Claro que não queremos que ocorra, mas estamos preparados”, pontuou a diretora.

Outra ação importante foi a instalação de um sistema de ocorrência de dados, chamado SOM (Sistema de Ocorrências Médicas) que contabilizará todas as ocorrências que chegarão à unidade por conta da Micareta de Feira. “Isso nos permitirá ter um controle mais efetivo e ágil sobre as demandas que chegam ao hospital durante a festa”, destacou Dra. Cristiana.

A unidade também suspendeu as cirurgias eletivas e está regulando os pacientes para outros hospitais em parceria com a Central Estadual de Regulação. “A ideia é deixar o Clériston Andrade com espaço para a demanda da Micareta”, acrescentou a diretora-geral.

Durante todo o período da festa, haverá plantão de diretores e coordenadores na unidade. “Este ano, por conta da demanda reprimida da festa, acreditamos que o número de ocorrências pode aumentar. De forma preventiva, estaremos de plantão todos os dias do evento, dentro da emergência do HGCA”, afirmou a Cristiana.

O diretor-médico do hospital, Dr. Karlos Figueredo, também acompanhou todo o planejamento das ações preparadas pela equipe da unidade para garantir a qualidade do atendimento durante a Micareta de Feira. “Estamos trabalhando para garantir que o hospital esteja pronto para receber todos os pacientes que possam chegar durante a festa. Sabemos que este é um evento muito esperado pelos feirenses e estamos nos preparando para atender todos com excelência”, disse.

Fonte Ascom

OUTRAS NOTÍCIAS