Versículo do dia
Porque apenas alguém morrerá por um justo; pois poderá ser que pelo bom alguém ouse morrer. Mas Deus prova o seu amor para conosco em que Cristo morreu por nós, sendo nós ainda pecadores.

Intercâmbio de cartas entre estudantes de Feira e Serra Preta amplia diálogo sobre a comunicação social

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Estudantes das turmas de 6º ano da Escola Municipal Chico Mendes, mantida pela Prefeitura no bairro Campo Limpo, trocaram correspondências em pleno 2019. Isto mesmo! A ideia da escola foi promover o intercâmbio entre os estudantes de duas escolas – a da Rede Municipal de Educação de Feira de Santana e os da Escola Municipal Cipriano Soares de Lima, localizada no povoado Lagoa da Caiçara, de Serra Preta. No último sábado, 9, os alunos se encontraram durante a culminância do projeto, que aconteceu na Escola Chico Mendes.

 

Intitulado “Cartas e e-mails: encurtando distâncias”, o projeto foi idealizado pela professora Vanuzia Batista Santos, da área de Linguagens, que decidiu apresentar aos alunos outros recursos da comunicação. “Eles cresceram com a tecnologia, então só conhecem os recursos do meio eletrônico”, contextualiza a professora.

 

“O gênero textual carta, nos dias atuais, não é tão difundido, mas a escola pode oportunizar o uso deste recurso, que também acaba promovendo o encontro entre pessoas, incentiva a escrita e a contação de histórias”, argumenta Vanuzia Santos. Na avaliação dela, o projeto resgata o gênero e deu a chance aos alunos de conhecerem outros estudantes da mesma faixa etária, criando o vínculo de amizade.

 

Durante dois meses, os alunos trocaram experiências através das correspondências, tiveram a chance de escrever, de conhecer o outro e ainda novas realidades ao trocar informações com os colegas da outra cidade. “Além do mais, ao conhecer a carta, eles perceberam que a comunicação social é bem mais ampla. Que o contato virtual e as ferramentas digitais ou eletrônicas são apenas uma tipologia da comunicação, no caso, a mais modernas”, avalia.

 

Para a gestora da Escola Municipal Chico Mendes, Laís Alcântara, iniciativas como esta, estimuladas pelo Governo do prefeito Colbert Martins Filho, valorizam o estudante e o papel da escola pública, “que torna-se ainda mais plural e atualizada”.

 

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS