líder do PT no Senado critica comentários de Lula sobre o Holocausto

Senador Jaques Wagner Foto: Pedro França/Agência Senado

O senador Jaques Wagner (PT-BA), líder do governo Lula no Senado Federal, expressou nesta terça-feira (20) sua discordância em relação à comparação feita pelo ex-presidente no último domingo (18) entre a morte de palestinos na Faixa de Gaza e o extermínio de judeus pela Alemanha nazista.

“Não se traz à tona o episódio do Holocausto para nenhuma comparação, porque fere sentimentos, inclusive os meus, de famílias perdidas naquele episódio”, afirmou o senador, que tem ascendência judaica, durante sessão no plenário da Casa.

A crítica de Wagner refere-se a uma declaração de Lula feita em uma coletiva de imprensa no último domingo (18), em Abis Abeba, capital da Etiópia.

“O que está acontecendo em Gaza não aconteceu em nenhum outro momento histórico, só quando Hitler resolveu matar os judeus”, disse Lula, em resposta a uma pergunta sobre o aumento do montante destinado pelo Brasil à Agência das Nações Unidas para os Refugiados Palestinos (UNRWA).

Wagner afirmou que, em visita ao presidente, “teve naturalidade” em dizer que concordava com o repúdio à incursão de Israel em Gaza, mas não compactuava com o paralelo traçado em seguida.

Com informações do Pleno News

OUTRAS NOTÍCIAS