Versículo do dia
Ora, quanto ao que está enfermo na fé, recebei-o, não em contendas sobre dúvidas.

Mais de 3 mil mamografias foram realizadas pelo Município até outubro

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Mais de 3 mil exames de mamografias digitais foram realizados pela Prefeitura, através do Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) dr. Eugênio Laurine, de janeiro a outubro de 2020. O atendimento às mulheres feirenses com consultas ginecológicas e exames para a detecção do câncer de mama são ofertados pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) durante todo o ano.

Mesmo em meio a pandemia da Covid 19, houve um crescimento percentual na procura pela mamografia, em comparação a outros exames ofertados pelo CMDI. No ano passado os exames de mamografia representavam 6% do total. Este ano chegam a 8%. Um total de 3.070 mulheres, de 40 a 69 anos, residentes no município fizeram a mamografia.

Os dados também apontam um total de 38.757 mil exames diversos, entre eles: Raio X, Densitometria, Ultrassonografia, Eletrocardiograma e Punção de Mama, todos disponibilizados pela Fundação Hospitalar de Feira de Santana.

Com o objetivo de evitar aglomerações e manter o distanciamento social as consultas e exames podem ser marcados pela internet através do e-mail outubrorosa@fhfs.ba.gov.br, e/ou pelo telefone (75) 3602-7338, e/ou no CMPC (Centro Municipal de Prevenção ao Câncer), que funciona de segunda a sexta-feira, das 7h às 18h. As mamografias serão feitas exclusivamente com horário agendado previamente, para evitar aglomeração.

A Fundação Hospitalar abraça a campanha Outubro Rosa, desde 2014, com importantes serviços para a prevenção do câncer de mama e do câncer de colo do útero. De acordo com Gilberte Lucas diretora presidente da Fundação Hospitalar, somente no mês de outubro, foram ofertadas 900 mamografias pelo Município, e realizadas 836.

“Esse ano tivemos uma programação do Outubro Rosa diferente, por causa da pandemia do coronavirus, com atividades e palestras on line, através da página @fundaçãohospitalardefeira. E ainda assim mantivemos ativos canais de internet e telefones para a marcação dos exames. Vale salientar que todo mês sobram vagas para a mamografia”, ressaltou.

A gestora disse ainda que hoje os resultados dos exames são bem mais céleres. “O tempo estimado para a entrega dos resultados dos exames é de 15 dias”, acrescentou Gilberte.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS