Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 06/11/2018

Mais propensas ao AVC do que os homens, mulheres são alvo de ação de prevenção

Em alusão ao Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral (AVC), comemorado em 29 de outubro, a Secretaria Municipal de Saúde realizou uma manhã com atividades físicas, alongamento e zumba no Parque da Cidade Frei José Monteiro. A ação teve como objetivo alertar as mulheres sobre fatores que facilitam o desenvolvimento da doença.

 

De acordo com Isabella Machado, enfermeira da Atenção Básica, as mulheres são mais acometidas com o AVC do que os homens. “O motivo é o uso de anticoncepcional, reposição hormonal após a menopausa, pré-eclâmpsia e diabetes gestacional, entre outros fatores de risco como sedentarismo, hipertensão e diabetes. Por isso incentivamos a prática de atividade física que é a forma mais eficaz de prevenção”, informa.

 

Por ser hipertensa, a aposentada Maria de Lurdes Bispo (foto), 65 anos, faz parte do grupo de risco da doença. Ela diz se preocupar com a saúde e por isso se exercita diariamente. “Gosto muito de dançar, me faz feliz. Esse momento me proporciona alegria”, afirma.

 

Durante as atividades, as mulheres foram convocadas a incentivar amigas e vizinhas para participar de grupos com atividades similares a essa que acontecem nas Unidades, com o apoio do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família). “Hoje vou propor um desafio: tragam alguém da comunidade para o grupo, assim podemos diminuir o risco dessa pessoa desenvolver hipertensão, diabetes e AVC, com atividades que proporcionam bem-estar”, ressaltou Isabella.

 

O evento contou com usuárias das Unidades de Saúde dos bairros Panorama, Liberdade, Fraternidade, Feira VII e Sítio Matias.

 

Secom