Março Lilás: CMPC abre campanha de prevenção ao câncer do colo do útero

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Foto: ACM- Secom

Em 2020, o órgão municipal diagnosticou 19 mulheres com a doença

Para conscientizar as mulheres sobre os riscos do câncer do colo do útero e alertar para a importância do diagnóstico precoce, o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltêz (CMPC) abriu, na manhã desta segunda-feira, 8, o Março Lilás. A abertura contou com a presença do prefeito Colbert Filho, do secretário de Saúde, Edval Gomes e da secretária de Políticas para as Mulheres, Gerusa Sampaio.

“A prevenção ao câncer feminino é importante durante todo o ano. Intensificamos a assistência à saúde das mulheres e, graças a força que elas têm e a maior conscientização, as mulheres têm procurado mais os serviços de saúde”, afirmou o prefeito. Ele destacou que os homens também terão atenção especial, com assistência específica.

A diretora-presidente da Fundação Hospitalar de Feira de Santana, Gilberte Lucas, destacou os serviços oferecidos pelo CMPC para a prevenção e diagnóstico do câncer. No ano passado, 19 mulheres foram diagnosticadas com câncer do colo do útero. Mais 80 casos de lesões de baixo risco e 103 casos de lesões graves”, disse.

Conforme Gilberte Lucas, os casos específicos em que os resultados apresentam alterações e dão diagnóstico positivo para o câncer de colo de útero, as pacientes recebem a assistência adequada. Esse é o quarto tumor mais comum entre as mulheres.

Neste ano, para evitar aglomerações devido a pandemia do coronavírus, as marcações serão realizadas entre hoje, 8, ao dia 26, através do e-mail:[email protected] ou pelo telefone (75)3602-7340. No dia do atendimento, as pacientes deverão estar munidas de RG, cartão SUS e comprovante de residência.

OUTRAS NOTÍCIAS