Versículo do dia
Deus é Espírito, e importa que os que o adoram o adorem em espírito e em verdade.

Merenda escolar pode ganhar novos itens produzidos por cooperativas

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

1492015133145Hambúrguer, iscas, almôndegas, linguiça e espetinhos produzidos com peixe tilápia. Estes foram alguns dos itens apresentados pelos representantes da Coopelago, Cooperativa de Pescadores e Agricultores Familiares do Vale da Pedra do Cavalo, à secretária de Educação, Jayana Ribeiro. A secretária visitou o estande da cooperativa na 40ª Exposição Agropecuária de Feira de Santana, Expofeira, na tarde de sexta-feira, 11, no Parque de Exposição João Martins da Silva.

 

O objetivo da visita foi conhecer os produtos da cooperativa que poderiam no futuro ser inseridos no cardápio elaborado pela Secretaria de Educação e é oferecido aos alunos da Rede Municipal de Ensino. “Parte da nossa merenda escolar é comprada da agricultura familiar, então, é importante que nós conheçamos quais as novidades e escolhamos sempre o melhor para os nossos alunos que já se alimentam das frutas e verduras produzidas por agricultores”, comenta a secretária de Educação, Jayana Ribeiro.

 

Além de verduras e frutas, também são comprados dos agricultores sequilhos, feijão, farinha e temperos completos. “São 360 famílias dos distritos de Ipuaçu, Maria Quitéria, Jaíba, Humildes, Matinha, Tiquaruçu, Jaguara e Bonfim de Feira, envolvidas no plantio, colheita e produção de todos estes alimentos que abastecem não somente as escolas municipais como também o comércio local”, explica Jurandy Carvalho, agricultor.

 

“O amor é o nosso principal instrumento, mas, já participamos de mais de oito cursos que nos ajudam a ter o total cuidado com a produção, higienização e armazenamento dos produtos”, afirma a agricultora Maria de Lourdes dos Santos Gomes, da comunidade dos Olhos D’água da Formiga, que apresentou também os beijus com sabores, outro item que poderia fazer parte do cardápio dos estudantes.

 

Mais de 200 receitas podem ser produzidas com a tílápia, destaca Maria Aparecida Mendes, conhecida como Cida Pescadora, da localidade de Sobradinho. Ela ressalta a importância da alimentação saudável: “O nosso objetivo é fornecer uma alimentação rica em nutrientes que ajudem no desenvolvimento das crianças. Só o nosso caldo concentrado de peixe, possui cinco substâncias indispensável para a memória. Além disso, o peixe pode ser produzido com ingredientes que contribuem para uma vida saudável”, observa.

 

A chefe de gabinete da Secretaria de Educação, professora Ana Paula Soto, e o chefe de gabinete da Secretaria de Desenvolvimento Social, Cadmiel Pereira, acompanharam também a visita.

OUTRAS NOTÍCIAS