Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 18/03/2019

Moradores de Jaguara participam de ação de saúde e cidadania

Os moradores de Jaguara foram contemplados na manhã deste sábado, 16, com uma ação de saúde e cidadania promovida pela Prefeitura através da Secretaria de Saúde (SMS), outros órgãos da administração municipal e parceiros. Além de promover a saúde, eles tiveram acesso a serviços de assistência social e atividades de lazer. O projeto Ação Global, Saúde e Comunidade será levado a todos os distritos, sempre aos sábados.

 

Foram ofertados testes rápidos, aferição da pressão arterial, testes de glicemia, orientações nutricionais e odontológicas, além de assistência com psicólogos e enfermeiros. Também foi uma oportunidade para solicitar o Cartão SUS. Um stand do Programa Bolsa Família também foi montado na praça da localidade, onde técnicos da Sedeso (Secretaria de Desenvolvimento Social) prestaram as devidas orientações e encaminhamentos.

 

A lavradora Joselita Sampaio, 55 anos, interrompeu as atividades na roça por uma boa causa. Aferiu a pressão arterial, foi submetida ao teste de glicemia e ainda pôde realizar os testes rápidos do HIV e da sífilis. “Graças a Deus está tudo bem”, comemorou.
Dona Marinalva Assis da Silva, 69 anos, disse que vai com frequência à unidade de saúde. “Mas, não deixo de participar dessas ações quando tem. É sempre uma boa oportunidade para cuidarmos da saúde”, reconheceu ao disponibilizar um tempinho também para elevar a sua autoestima ao pintar as unhas.

 

O prefeito Colbert Martins Filho, presente ao evento, pontuou a sensibilidade e responsabilidade da administração municipal em atender as demandas da população. “O Governo Municipal tem procurado estar cada vez mais próximo da população. Essa é a nossa obrigação”, afirmou o Colbert que ocasião pontuou a importância da colaboração de todos nas ações de combate ao mosquito da aedes aegypti.

A secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, por sua vez, reforçou que a iniciativa é uma maneira de integrar a comunidade ao Governo e, sobretudo, garantir o acesso a alguns serviços. “Através dessa ação, intensificamos o trabalho que já é realizado nas unidades de saúde, chamando a atenção dos moradores para importância em promover a sua saúde, bem como é uma maneira de ofertá-los assistência social e de lazer”, disse.

 

Agentes de endemias e prepostos da Divisão de Vigilância Epidemiológica também marcaram presença desenvolvendo ações de combate ao aedes aegypti. O Centro de Atendimento Psicossocial Oscar Marques expôs artesanatos confeccionados pelos usuários.

 

Os próximos distritos a serem contemplados com o projeto Ação Global Saúde e Comunidade são:
Distrito de Bonfim de Feira 23/03
Distrito Governador João Durval Carneiro (Ipuaçu) 30/03
Distrito de Jaíba 06/04
Distrito de Humildes 13/04
Distrito de Maria Quitéria 04/05 -Distrito de Matinha 11/05
Distrito de Tiquaruçu 18/05