Versículo do dia
Porque o Senhor assim no-lo mandou: Eu te pus para luz dos gentios, para que sejas de salvação até aos confins da terra.

Mulheres participam de atividades para prevenir AVC

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Outubro Rosa no Feira X- foto Silvio tito (2)Dona Odete Araújo, 74, dentro das suas possibilidades físicas, dançou zumba e fez exercícios físicos leves. O mesmo fez Antonieta Araújo da Silva. Ouviram, também, explicações sobre prevenção do AVC e suas consequências. O grupo de mulheres participou de uma série de atividades relacionadas ao Outubro Rosa e ao Dia Mundial de Combate ao Acidente Vascular Cerebral, realizada na quadra do conjunto Feira X, na manhã desta segunda-feira, 26.

 

A prevenção do AVC, bem como suas complicações, foi abordada pela enfermeira Isabela Machado, referência na rede municipal em diabetes e hipertensão. “Para controlar a pressão arterial é necessária a adoção de uma alimentação saudável e a prática de atividade física”. A pressão alta é fator de risco para o AVC. De acordo com a enfermeira, que tem esta doença deve fazer o seu controle periodicamente. E quem não tem, a verificação deve ser feita duas vezes ao ano, no mínimo.

 

Isabela Machado disse que o AVC é a segunda maior causa de morte no país e no dia 20 comemora-se o Dia Mundial de Combate ao AVC. “A mudança de hábito deve ser uma das partes da prevenção”.

 

“Venho aqui diariamente”, afirmou dona Odete, que alterna um período de atividades e outro de descanso. “Me sinto bem fazendo estes exercícios”. Antonieta Araújo, conhecida como Nieta, disse que os exercícios diários a deixam mais disposta para as atividades das quais participam ao longo do dia. “Aqui a gente se diverte e previne algumas doenças”. No dia a dia as atividades são comandadas pelo educador físico João Paulo.

OUTRAS NOTÍCIAS