Versículo do dia
Não te canses para enriqueceres; dá de mão à tua própria sabedoria.

Museu Parque do Saber exibe documentário sobre costumes populares

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

2882015093358O Planetário do Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo exibiu de forma inédita o documentário “A Ópera Negra do Portal Sertão”. O longa metragem trata dos costumes populares do sertão baiano através da música, poesia, manifestações folclóricas e religiosidade.

 

Amplificado na aparelhagem de som e imagem de altíssima qualidade, a narrativa dos costumes sertanejos se desenvolve com simplicidade, mantendo total fidelidade e respeito à cultura do povo do sertão. O filme não apenas diverte, mas também emociona. Ganhou merecidos aplausos e comentários elogiosos da plateia. O espaço, de 165 lugares, ficou lotado.

 

A Fundação Cultural Egberto Tavares Costa e o Museu Parque do Saber Dival da Silva Pitombo, da Prefeitura de Feira de Santana, apoiam a iniciativa do mestre em cultura popular Asa Filho. O lançamento, na terça-feira passada, 25, contou com a presença de moradores do distrito de Tiquaruçu, que participaram das filmagens, e também do prefeito José Ronaldo.

 

“É um documento muito bonito e importante para a memória cultural do nosso município e seu povo”, ressaltou José Ronaldo.

 

A Ópera Negra do Portal do Sertão, editada em DVD, tem direção de Ícaro de Oliveira, argumento de Asa Filho e Ícaro, e imagens de Augusto Bortolini, Cassius Borges, Poliana Costa e Thacie de Souza; som direto de Breno Tsokas, Lucas Pereira e Pedro Patrocínio; mixagem e edição de Pedro Patrocínio. A produção é da Atelier Filmes e realização da Organização Cultural Reizado de São Vicente (ORCARE) com financiamento da Fundação Palmares e do Pró-cultura.

 

As informações são da Secom.

OUTRAS NOTÍCIAS