Opinião contrária à legalização do aborto atinge 61% da população brasileira, revela pesquisa recente

Foto: Reprodução/TV Fronteira

Brasileiros são contra o aborto

No mês de janeiro deste ano, a oposição à legalização do aborto no Brasil atingiu a marca de 61%, conforme revelado por uma pesquisa do instituto PoderData divulgada neste sábado (3). O levantamento, realizado entre os dias 27 e 29 de janeiro, indicou um aumento de dois pontos percentuais em relação a maio de 2022, quando foi conduzida a última pesquisa sobre o tema.

Os favoráveis ao procedimento mantiveram-se estáveis em 24%, desde janeiro de 2022, sem alterações. Na primeira edição da pesquisa, em janeiro de 2021, esse percentual era de 31%. Já entre aqueles que declararam não saber, a taxa foi de 15%, apresentando uma diminuição de dois pontos percentuais em comparação a maio de 2022.

Ao analisar as demografias, a pesquisa identificou que a oposição à legalização do aborto é mais expressiva entre os homens (64%) e os idosos com 60 anos ou mais (66%). Regionalmente, os maiores índices foram observados nas regiões Sul e Nordeste, ambas com 64%.

No contexto político, a maioria demonstrou ser contrária ao aborto, tanto entre os apoiadores do governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) quanto entre aqueles que o desaprovam. Entre os simpatizantes do presidente, 55% foram contra o procedimento, enquanto 33% foram a favor. No grupo de opositores ao governo, apenas 16% expressaram apoio ao aborto, contrastando com os 68% que se posicionaram contra, publicou o site Pleno News.

A pesquisa, conduzida pelo PoderData, coletou dados entre os dias 27 e 29 de janeiro de 2024, por meio de ligações para celulares e telefones fixos. Foram realizadas 2,5 mil entrevistas em 229 municípios nas 27 unidades da Federação, com uma margem de erro de 2 pontos percentuais e um intervalo de confiança de 95%.

Portal Cidade Gospel

OUTRAS NOTÍCIAS