Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 09/10/2019

Outubro Rosa: CMPC realizou mais de 400 atendimentos em um dia

O Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) contabilizou, nesta segunda-feira, 7, o atendimento de 400 mulheres através da campanha Outubro Rosa, que foram submetidas a exames considerados essenciais a promoção da saúde feminina, como o preventivo e transvaginal. Os serviços também foram prestados às mulheres previamente agendas pela Central de Regulação Municipal.

 

De acordo com a coordenadora do CMPC, Kênia Lasse, os serviços estão sendo disponibilizados por demanda espontânea até o dia 31. Estão sendo distribuídas 150 ficha por dia. “Caso o número de vagas seja preenchido, a paciente passa pela triagem e já sai com o agendamento para os próximos dias”, explica. As fichas começam a ser distribuídas às 7h.

 

Ela acrescenta que o primeiro dia apresentou um número considerado de atendimentos devido à grande procura. E tranquiliza que não há necessidade das mulheres chegarem no CMPC, no período da madrugada. “Os atendimentos do Outubro Rosa prosseguem até o dia 31. Mas, os serviços de prevenção ao câncer de mama e do colo do útero, entre outros serviços de saúde, são disponibilizados durante todo o ano”.

 

Além desses serviços, as mulheres acima dos 50 anos, após passar pela triagem, também estão sendo encaminhadas para a realização da mamografia nas unidades prestadoras: CMDI (Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem) e o Hospital Dom Pedro de Alcântara.

 

Na manhã desta terça-feira, 8, segundo dia da campanha do Outubro Rosa, Camila Menezes, 25 anos, procurou o CMPC para realizar uma ultrassom mamária. Relatou que há cerca de um ano e meio foi submetida a uma cirurgia para redução das mamas e de lá pra cá passou a notar, através do autoexame, a presença de nódulos, que segundo ela, estão aumentando de tamanho e causando incômodo. “Sei que quanto mais cedo o diagnóstico, maiores são as chances de cura. Por isso, procurei o atendimento médico”.

 

Secom