População deve fazer cadastro ou atualização do SUS

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Medida válida para quem não tem registro ou não atualizou este ano

Pessoas que nunca fizeram o cadastro no Sistema Único de Saúde (SUS) ou que não moram mais na residência informada quando se cadastrou devem se registrar ou atualizar as informações em qualquer unidade de saúde mais próxima da residência, também por meio do agente comunitário. A determinação é do Ministério da Saúde.

A Prefeitura de Feira de Santana, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, irá promover um mutirão neste mês de julho para o cadastramento deste público. As pessoas que atualizaram o cadastro no início deste ano não precisam fazê-lo novamente.

É possível também que uma pessoa da família realize o cadastro dos demais moradores, caso apresente toda documentação. Para realizar esse serviço é necessário apresentar RG ou certidão de nascimento; CPF ou cartão SUS e o comprovante de residência em nome do usuário ou de algum familiar.

Quem já possui cadastro deverá ficar atento à atualização caso haja mudança de endereço ou de telefone para contato. A atualização e inserção auxiliam no planejamento das ações de saúde para atendimento da população.

O cadastramento segue determinação do Ministério da Saúde e é um dos novos critérios de financiamento para assegurar o repasse de recursos federais ao município, garantindo acesso do usuário aos serviços públicos de saúde.

Foto: Wevilly Monteiro- Secom

OUTRAS NOTÍCIAS