Versículo do dia
Que nos salvou e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus, antes dos tempos dos séculos.

Por que Deus matava pessoas no Antigo Testamento?

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

unnamed (4)Há um refrão crescente entre os não-teístas que diz o seguinte: “ler a Bíblia me fez um ateu”. Geralmente, eles apontam para a difículdade de entender passagens do Antigo Testamento, incluindo aquelas nas quais Deus permite a morte e destruição da humanidade, como fez no dilúvio em Gênesis e guerras sangrentas contra os cananeus, detalhadas em Deuteronômio.

 

“Os cristãos contemporâneos tiveram um tempo difícil, tentando se entender com o que encontram no Antigo Testamento, especialmente aquelas narrativas que contam a destruição de grupos inteiros de pessoas pelos atos de Deus”, disse Thomas Howe, um professor de Bíblia e línguas bíblicas no Southern Evangelical Seminary, em Matthews, Carolina do Norte. “Os não-cristãos capitalizam sobre isso e tentam minar a nossa fé por pôr em cheque a bondade de Deus ou até mesmo a sua existência”.

 

Um desafio que alguns não-teístas usam para minar a fé cristã é: ‘se Deus é tão amoroso, por que Ele mata pessoas ou por que Ele incentiva seu povo a cometer o genocídio?’.

 

Os estudiosos da Bíblia dizem que os cristãos podem entender melhor e responder perguntas sobre essas narrativas desafiadoras, uma vez que consideram a natureza de Deus.

 

Deus é amoroso, mas também é severo.

 

“A imagem de Deus como Criador amoroso é apenas uma parte da imagem”, Howe explica. “Deus também é atos em juízo contra todos aqueles que se opõem a ele”.

 

Jonathan Morrow, autor de “Questionando a Bíblia: 11 Grandes Desafios à autoridade da Bíblia”, diz que os leitores ficam, muitas vezes, perplexos com Antigo Testamento, porque “às vezes nós apenas imaginamos um Deus que não pode co-existir com raiva e amor”. No entanto, ele explica: “Nós todos vimos as pessoas que foram levadas e nos dá raiva [porque] nós os amamos. Então, essas emoções podem co-existir”.

 

Referindo-se ao apóstolo Paulo em Romanos 11:22, Howe afirma que Deus é amoroso e severo em suas ações. Esta dupla natureza é evidente em Gênesis 6.

 

“A inundação tinha caído na conta da humanidade em um estado tal que o texto aponta: ‘Então o Senhor viu que a maldade do homem se multiplicara sobre a terra e que toda a imaginação dos pensamentos de seu coração era simplesmente má todos os dias”, observou Howe.

 

E, no entanto Deus preservou Noé e sua família.

 

Howe resumiu: “A história do dilúvio apresenta a severidade de Deus, mas também apresenta a bondade de Deus em salvar a humanidade da destruição completa por não destruir Noé e sua família, juntamente com o resto da humanidade.”

 

Ao longo dessa mesma linha, Morrow esclarece que as instruções de Deus para o exército israelita em Deuteronômio 20, para destruir as pessoas que ocupam a terra de Canaã “está relacionada ao julgamento e não ao genocídio”.

 

“A Bíblia ensina claramente que todas as pessoas são pecadores e em rebelião, com um tipo de vida em rebelião aberta contra Deus, e Deus é justo para julgar qualquer pessoa”, disse Morrow. “Neste caso em particular, com os cananeus, havia várias coisas acontecendo lá, mas uma das coisas foi a iniqüidade do povo que foi bem documentada, como sacrifícios de crianças a Moloch e outros deuses, bestialidade e muita maldade”.

 

Ele disse que esta decisão foi necessária porque a “sobrevivência nacional de Israel foi crucial para que o Messias – lê-se Jesus como o Messias – e os propósitos de redenção guardados por Deus para o mundo pudessem nascer, porque se o Messias deveria vir através da linhagem de Israel e Israel estava co-instalado com este povo perverso e acabou por ser destruído, a promessa de esperança e de bênção para o mundo todo não poderia ter sido realizada”.

 

Deus deseja arrependimento sobre o julgamento
Howe aponta que, embora Deus certamente julgue aqueles que se opõem a Ele, também lhes dá tempo e oportunidade para afastar-se dos seus pecados.

 

Professor deste mesmo seminário, Floyd Elmore também observa que: “No relato do dilúvio, Deus foi muito tolerante, mas apenas tolerante a um certo ponto sobre a maldade do homem. É por isso que, no início do Gênesis (capítulo 6), Ele mesmo diz: ‘O meu espírito não habitará para sempre no homem, porque ele é carne. Seus dias serão 120 anos’. Quero dizer, é como se Deus desse ao homem um limite de vida”.

 

Howe explica: “Deus age em juízo contra todos aqueles que se opõem a ele. Mas, como Pedro afirma: ‘O Senhor não retarda a sua promessa, como alguns a julgam demorada, mas é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, senão que todos cheguem ao arrependimento’ (2 Pe. 3:9). Deus não quer que ninguém pereça. Aqueles que se arrependem vão experimentar a bondade de Deus, mas aqueles que não se arrependem vão experimentar a gravidade de Deus”.

 

À altura do desafio
À medida que cristãos desenvolvem uma melhor perspectiva sobre Deus no Antigo Testamento, Elmore encoraja-os a responder a perguntas sobre seu personagem. “Quando a fé é desafiada que é que devemos dar a razão da esperança que está dentro de nós, com mansidão e temor (1 Pedro 3:15), de modo que devemos dar uma resposta”.

 

Morrow reconhece que as questões do Antigo Testamento são particularmente desafiadoras. “Nós vivemos em uma cultura de imediatismo e por isso esta é uma daquelas questões que não ganham a atenção e compreensão das pessoas. O genocídio sob comando Deus é muito fácil de ser colocado “simples” desta forma e, em seguida, mas este questionamento leva algum tempo para ser respondido, porque existem contextos diferentes”.

 

Morrow disse que sua resposta é: “Essas passagens tratam de julgamento, não de genocídio”.

 

No entanto, ele encoraja os crentes a descobrirem o verdadeiro interesse do autor da questão neste tipo de pergunta, usando uma outra questão, como: “Eu gostaria de lhes perguntar, você sabe, parece que esta é uma questão muito emocional para você. Por quê?”.

 

“Deixe-os falar sobre isso algum tempo para que você possa entender melhor, porque esse é o objetivo. Nós não estamos apenas tentando ganhar um argumento, estamos tentando entender e ajudar as pessoas”.

 

O autor da questão pode estar buscando a verdade. Morrow aconselha os cristãos a perguntarem aos questionadores: “Você está disposto a caminhar por estas respostas e até ficar um pouco ‘confuso’ algumas vezes? Porque eu adoraria compartilhar isto com você”.

 

“Algumas vezes eles dirão: ‘Sim, claro!”. “Outras vezes”, diz Morrow, “o consulente está simplesmente à procura de delimitar uma distância entre ele e Deus e esta questão ‘permite-lhes’ colocar este espaço entre eles e Deus”.

 

Elmore recomenda aos seguidores de Jesus, que “apontem para a cruz de Cristo”, com suas respostas.

 

“A cruz … é uma boa maneira para descompactar história, vemos que, porque nós, seres humanos escolhemos desobedecer a Deus, a raça [humana] foi mergulhada em um caminho pecaminoso e do mal”, diz ele. “No entanto, um Deus amoroso encontrou uma maneira de cuidar da nossa revolta pela morte de seu próprio filho, mostrando-nos o Seu amor, para que possamos ter essa relação que se estabelece com Ele”.

 

Fonte: Guiame, Stephanie Samuel

OUTRAS NOTÍCIAS