Prefeito acompanha a troca de lâmpadas tradicionais por modernas luminárias de LED, no bairro Viveiros

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

O bairro Viveiros foi a oitava localidade a ter as velhas lâmpadas de vapor de mercúrio substituídas por luminárias LED, ação que o prefeito Colbert Martins Filho participou, na manhã desta quinta-feira, 27, coordenada pela Secretaria de Serviços Públicos. A troca, iniciada na rua Mimiro Pinto, se estendendo até a praça central.

 

Nesta primeira fase foram implantadas no Viveiros 42 luminárias, tendo como prioridade, por questões de segurança, a Mimiro Pinto, principal acesso do bairro. Além de auxiliar na Segurança Pública, a implantação das luminárias LED em projetos de iluminação pública (um setor que requer grandes investimentos dos cofres do município), representa uma economia significante.

 

Para efeito comparativo, um projeto de 200 lâmpadas de vapor de mercúrio substituídas por luminárias LED gera uma economia de, aproximadamente, 30 megawatts anuais. O dinheiro economizado permite ao gestor fazer frente a outras demandas da coletividade.

 

SUSTENTABILIDADE

 

Uma luminária com tecnologia dos diodos emissores de luz é capaz de evitar a emissão de 0,4 toneladas de dióxido de carbono na atmosfera. Multiplique-se este número pelas 65 mil luminárias de LED previstas para serem colocadas em Feira de Santana e todos os distritos, e teremos um montante expressivo de gases que o município deixará de expelir para a atmosfera do Planeta.

 

Este aspecto do projeto que vem sendo implementado pelo Governo Municipal é considerado fundamental, pois atende a sustentabilidade do projeto, uma necessidade imperativa e que cada vez mais se impõe às empresas privadas, e, sobretudo, a iniciativa pública, em consonância com a agenda ecológica que visa a reduzir os índices de poluição e combater o aquecimento global.

 

O ato contou com as presenças de secretários municipais, lideranças políticas e comunitárias. Logo mais, às 18h, o prefeito Colbert Martins retorna ao bairro Viveiros, onde uma caminhada pelas ruas do bairro marcará a inauguração das novas luminárias.

 
Foto: ACM

OUTRAS NOTÍCIAS