Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 31/05/2019

Prefeitura adquire três novos veículos para dinamizar atendimento do Hospital da Mulher

Uma nova ambulância para o transporte de pacientes e mais dois novos veículos Fiat Mobi (modelo Like) foram adquiridos pela Prefeitura Municipal de Feira de Santana para atender as demandas do Hospital Inácia Pinto dos Santos, o Hospital da Mulher.

 

O investimento, totalmente com recursos próprios do município, foi da ordem de R$ 167 mil. A partir de agora, a Fundação Hospitalar de Feira de Santana (FHFS) passará a atender as demandas internas e da comunidade feirense através de suas unidades de saúde gerenciadas com um conjunto de nove veículos, cumprindo a meta de renovação e ampliação de frota.

 

O Banco de Leite Humano (BLH) é um dos setores do Hospital da Mulher que será diretamente beneficiado com a renovação do veículo que realiza o serviço móvel domiciliar de coleta de leite humano junto às mães doadoras cadastradas.

 

“As demandas do hospital têm crescido muito. Com isso, Prefeitura é sensível à necessidade de investimento constante na infraestrutura da saúde municipal visando a melhoria do atendimento à população e nas condições de trabalho da equipe técnica”, enfatiza Gilberte Lucas, diretora-presidente da FHFS.

 

Os novos veículos, que serão entregues oficialmente em ato solene pelo Prefeito Colbert Martins Filho, otimizarão a logística de material de uso hospitalar, de expediente e de documentos administrativos às repartições municipais interligadas ao hospital, bem como material esterilizado que servem à outras unidades da FHFS, como o Centro Municipal de Prevenção ao Câncer Romilda Maltez (CMPC) e o Centro Municipal de Diagnóstico por Imagem (CMDI) Dr. Eugênio Laurine.

 

Já a nova ambulância segue normatização do Ministério da Saúde (portaria GM/MS nº 2.048/2002) e possui capacidade de carga acima de 600 kg no compartimento traseiro e janela de comunicação entre a cabine do motorista e o local onde acomoda-se a maca.

 

A cabine de transporte de pacientes é dotada de suporte para soro e plasma, maca retrátil de 1,80m de comprimento confeccionada em duralumínio, com sistema escamoteável e pés dobráveis, além de rodízios confeccionados em materiais resistentes à oxidação.

 

As características do compartimento permite a rápida retirada e inserção do paciente/vítima ao interior da ambulância, podendo, inclusive, ser facilmente manuseada somente por uma pessoa.

 

O compartimento de transporte é composta por dois cilindros de oxigênio em alumínio com capacidade de 1m cúbico, dois fluxômetros com umidificador, chicote e máscara, régua tripla completa com aspirador, conjunto sinalizador acústico visual em led, entre outros itens.

 

Cada veículo foi entregue pela concessionária, conforme contrato firmado com a vencedora do processo licitatório nº 009/2019 (pregão presencial n° 008/2019) com sinalização da logomarca padrão “ambulância” no capô e na porta traseira, além da logo da Prefeitura Municipal de Feira e do Hospital da Mulher nas portas laterais.

 

Foto: Andrews Pedra Branca