Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 05/07/2019

Prefeitura dará início a gravação de documentário sobre o Rio Jacuípe ainda neste mês

As filmagens do documentário sobre o Rio Jacuípe que a Prefeitura de Feira de Santana está produzindo, através da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (Semmam), devem começar na próxima semana. A iniciativa tem a parceria da Secretaria de Comunicação Social (Secom).

 

“As produções já estão em andamento desde o início de março. Vamos agendar com as cidades, como Morro do Chapéu e Riachão do Jacuípe, onde também serão feitas as filmagens para darmos início às gravações”, afirma o diretor de Educação Ambiental, Hiram Freire, ao destacar que o documentário vai abordar a importância do Rio Jacuípe, bem como servirá como instrumento de divulgação de Feira de Santana.

 

“Esse material vai ficar na história e será utilizado na Educação Ambiental dos trinta e seis municípios que compõem a sub-bacia do Jacuípe”, considera o chefe do Departamento de Educação Ambiental, João Dias.

 

Segundo ele, a intenção é que o documentário seja utilizado como material de estudo e divulgação nas escolas, estimulando a preservação ambiental entre a comunidade estudantil, que é uma das premissas do Governo do prefeito Colbert Martins Filho.

 

Enquanto isso, já foram feitas visitas a municípios que, além de Feira, são cortados pelo Rio Jacuípe (principal afluente do Paraguaçu). Em março deste ano, a equipe do Departamento de Educação Ambiental esteve município de Piritiba – distrito do França limite com o município de Miguel Calmon.

 

Naquela ocasião foram feitos registros fotográficos, entrevistas com moradores, pesquisas sobre a história local e a ictiofauna – conjunto das espécies de peixes que existem numa determinada região biogeográfica – da barragem do França. Durante a expedição foram percorridos 610 quilômetros.

 

Secom