Secretaria Municipal de Educação vai criar comitê para acompanhar as ações
Criação de comitê permanente de segurança escolar, proibição de atividades não educacionais nas escolas, identificação de colaboradores com fardamentos e parceria com instituições públicas são medidas de segurança que estão sendo reforçadas nas escolas municipais.
As ações foram discutidas nesta segunda-feira, 17, pelo prefeito Colbert Filho e a secretária de Educação, Anaci Paim em reunião virtual com os diretores das unidades de ensino. O encontro também reuniu autoridades ligadas ao Ministério Público baiano e à segurança pública – entre eles, o coronel PM Luziel Andrade (representante da Secretaria Municipal de Prevenção à Violência), os promotores Audo Rodrigues e Idelzuite Freitas (MP/BA), bem como o Major PM Joilson Lessa e do capitão PM Franclin Martins, comandante da Operação Ronda Escolar da Polícia Militar.
A reunião teve como foco apresentar estratégias para a prevenção e segurança de estudante no ambiente escolar. O Governo Municipal vem se articulando para que fiquem garantidos o acesso seguro e a permanência dos estudantes nas unidades municipais.
“Estamos atuando fortemente para garantir a segurança nas escolas da Educação Municipal. São diversas medidas, como reforço na estrutura física, limitação de acesso nas escolas, fardamento para [colaboradores] terceirizados e demais procedimentos que possam assegurar a paz às nossas crianças”, pontuou o prefeito.
O chefe do executivo ainda frisou a importância de os pais garantirem a educação dos filhos. “Não deixem de levar suas crianças para a escola, lugar onde devem estar”.
A secretária de Educação, professora Anaci Paim, ressaltou que boa parte das medidas já são realizadas no ambiente escolar, como o controle e identificação do acesso a fornecedores, ampliação da quantidade de câmeras de segurança e monitoramento eletrônico, treinamento de porteiros e a revista do ambiente escolar.
Agora serão intensificadas em parceria com a Guarda Municipal, Polícia Militar e o próprio Ministério Público.
“Socializamos essas questões com as equipes gestoras das escolas para que repassem as informações às famílias. Os diretores também contribuíram com sugestões que serão analisadas e implementadas em uma cartilha orientadora, pois vivem essa realidade”, destacou Anaci Paim. A secretária avalia que o documento tem que ser construído conjuntamente para subsidiar todos.
COMITÊ GESTOR
A Secretaria de Educação criará um comitê gestor de segurança nas escolas. O grupo de trabalho vai acompanhar, semanalmente, o resultado das ações propostas.
Secom -Foto: Sara Silva