Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 27/03/2019

Prefeitura incentiva hidratação oral de pacientes nas unidades de saúde

Os esforços da Prefeitura de Feira de Santana, através da Secretaria Municipal de Saúde, no combate a dengue continuam. As Unidades Básicas de Saúde estão adotando o “Cantinho da Hidratação”. A medida visa alertar e incentivar a importância da hidratação oral para o alívio dos sintomas.

 

A decoração especial, com auxílio de cartazes, chamou atenção da paciente Elizangela Bezerra na manhã desta segunda-feira, 25, na Unidade de Saúde de Galhardo. Por apresentar sintomas da dengue, ela foi encaminhada, após atendimento, para o Cantinho da Hidratação. “Eu gostei muito, achei excelente a iniciativa e tive um ótimo acolhimento da equipe”, afirma.

 

Alessandra de Almeida, também paciente da unidade, aprovou a ideia. Além dela, todos as pessoas que adentram com febre, dor de cabeça, fadiga e manchas avermelhadas no corpo tem recebido esse cuidado especial.

 

A enfermeira da localidade de Galhardo, Gisely Carneiro, relata que esses pacientes passam por triagem e atendimento, após isso a notificação é feita, junto a prova do laço e monitoramento. Sendo em seguida encaminhados para a hidratação. “Realizamos a solicitação de exame, acompanhamos o paciente e fornecemos as orientações pertinentes sobre os cuidados necessários para quem é acometido com a doença”, ressalta.

 

Outras unidades também têm adotado a medida. A ingestão de líquidos, como água, chás e soro caseiro pode evitar o agravamento da dengue e deve ser iniciada assim que o paciente apresentar os primeiros sintomas. A hidratação pode ser feita tanto em casa, como nas unidades.

 

“Essa estratégia faz parte do plano de ação para reforçar cuidados essenciais, a fim de promover uma melhor recuperação aos pacientes”, ressalta a secretária de Saúde, Denise Mascarenhas.

 

Foto: Camila Novaes