Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 11/06/2019

Prefeitura investiga morte de peixes na Fazenda Mergulho, em Ipuaçu

Técnicos da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Naturais (Semmam) deverão retornar à Fazenda Mergulho, localidade do distrito Governador João Durval Carneiro (antigo Ipuaçu), nesta terça-feira, 11, para coletar amostras da água do Rio Jacuípe, onde foram encontradas algumas espécies de peixes mortos.

 

Na sexta-feira, 7, o chefe do Departamento de Educação Ambiental, João Dias, esteve na localidade acompanhado da professora da Universidade Federal do Recôncavo Baiano (UFRB), Hilda Talma, onde aferiram o oxigênio dissolvido na água, além de medirem a temperatura e observarem a transparência e turbidez. Os resultados obtidos estavam de acordo com a legislação ambiental. Na oportunidade também ouviram relatos dos moradores e pescadores.

 

A vista à localidade, nesta terça-feira, tem o intuito de fazer nova aferição da temperatura e do oxigênio da água, além de coletar amostras para análise físico, químico e bacteriológico. “Além disso, um exemplar de tucunaré está sendo enviado para o Lacen (Laboratório Central da Bahia), onde será verificado se a carne está ou não contaminada”, afirma João Dias.

 

Segundo ele, a recomendação da Secretaria do Meio Ambiente é que os pescadores e a população não façam a comercialização de peixes e nem o consumo até que seja divulgado o resultado das análises laboratoriais.

 

Secom