Primeiro dia de matrícula bastante movimentado nas escolas municipais

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Matrícula começou hoje e segue até o próximo dia 28

“Procurei referência de escolas com uma boa estrutura e que pudesse contribuir para o desenvolvimento do meu filho que está indo para o 1º ano do Ensino Fundamental, e optei por esta”, relata a dona de casa Tâmara Souza dos Santos, se referindo à matrícula do filho na Escola Municipal Adenil da Costa Falcão, localizada no bairro Irmã Dulce.

Assim como Tâmara, milhares de pais ou responsáveis por alunos procuraram uma das 207 escolas municipais para matricular seus filhos nesta quarta-feira, 16. A matrícula começou hoje e segue até o próximo dia 28.

Na Escola Municipal Adenil da Costa Falcão, que disponibilizou 100 novas vagas, a matrícula está ocorrendo tranquilamente. A gestora da unidade de ensino, Gerusa Ferreira, destacou que um grande número de estudantes renovou a matrícula na escola que tem capacidade total para 400 alunos. Até o fechamento desta matéria, aproximadamente 50% das vagas disponíveis nesta unidade escolar já foram ocupadas.

As escolas renovam automaticamente a matrícula dos alunos que avançaram de série. E muitas registram um movimento intenso em busca de vagas por conta do contingente populacional em alguns bairros.

PANDEMIA E EDUCAÇÃO

A pandemia da Covid-19 promoveu uma série de mudanças em diversos âmbitos da sociedade, inclusive na Educação. As dificuldades financeiras e o índice de desemprego levaram ao fechamento de escolas particulares e consequentemente a busca por mais vagas na rede pública. Outro fator observado é o crescimento populacional em vários bairros da cidade, principalmente com a abertura de novos empreendimentos habitacionais.

“Essa procura por vagas é natural por conta de todos estes fatores, além da excelente estrutura oferecida por nossas escolas, como também uma equipe pedagógica completa e profissionais de excelência. Em algumas escolas oferecemos a educação em tempo integral para crianças de dois e três anos, enfim, uma rede que apoia a família e o desenvolvimento dos estudantes”, destaca a secretária de Educação, professora Anaci Paim.

A secretária informa ainda que o município investe na construção de mais 40 escolas. Ainda neste mês de fevereiro serão inaugurados mais quatro novos Centros Municipais de Educação Infantil (CMEI) que vão disponibilizar mais 800 vagas para a Educação municipal. Estão localizados nos bairros Mangabeira; Conceição II; Campo do Gado Novo e 35º Batalhão de Infantaria.

Secom -Foto: Sara Silva

OUTRAS NOTÍCIAS