Versículo do dia
Não se vendem dois passarinhos por um ceitil? E nenhum deles cairá em terra sem a vontade de vosso Pai. E até mesmo os cabelos da vossa cabeça estão todos contados. Não temais, pois; mais valeis vós do que muitos passarinhos.

Programa da Globo faz piada com Deus e debocha dos erros de português de pastores

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

A forma como os evangélicos são retratados em programas da emissora Rede Globo não é uma novidade para quem ainda acompanha os seus conteúdos. Personagens caricatos, termos clichês, histórias depreciativas e formas associadas de preconceito servem de instrumento para piada contra pastores que envolvem até mesmo a figura de Deus.

Um exemplo recente disso ocorreu no programa Zorra Total, transmitido na noite do último sábado. Nele, um pastor aparece em um cenário que aparenta ser o templo de uma igreja pentecostal.

O ator Fernando Caruso fez a interpretação do líder religioso, o qual não parava de violar a língua portuguesa com afirmações erradas de concordância e conjugação durante a sua pregação, enquanto fiéis igualmente estereotipados reagiam de forma positiva.

“Rogai por nós, pecadores”, disse o personagem. “Eu sou apenas um instrumento, irmãos. Foi ele quem disse: ‘Conheçais-tes’ a verdade, e a verdade vos libertará. A palavra do Senhor é soberana. Eu faço apenas um ‘resistro’ da palavra d’Ele”, prega o pastor.

Durante a sua fala, contudo, a figura do pastor que no mundo real geralmente diz respeito aos mais humildades, mas que no programa da Globo aparece sendo debochada, é interrompida por um dos fiéis que demonstra estar inconformado com os erros sucessivos do líder religioso.

“Desculpa, gente, mas isso tá errado! Não acertou um tempo verbal, uma conjugação, gente!”, diz o fiel, interpretado pelo ator Paulo Mathias Jr. A crítica, contudo, abre espaço para mais um momento de associação dos evangélicos ao preconceito e à violência.

O personagem do pastor então acusa o fiel de ser pecador, enquanto o programa da Globo destaca os demais da congregação cenográfica pedindo uma “surra de Bíblia” sobre o crítico.

Piada com Deus
No momento em que o pastor é questionado na cena do programa da Globo, outro ator aparece interpretando a figura de Deus. Ele surge do nada através de uma luz e se dirige ao líder religioso, no púlpito.

“Filho, eu trouxe um novo livro pra você”, diz o personagem de Deus, que na sequência mostra uma gramática (livro) da língua portuguesa e entrega nas mãos do pastor, desaparecendo em seguida. Para ver esse trecho do programa.

Gospel +

OUTRAS NOTÍCIAS