Versículo do dia
Não vos prendais a um jugo desigual com os infiéis; porque que sociedade tem a justiça com a injustiça? E que comunhão tem a luz com as trevas?

Programa ensina como produzir melhor

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

8102015114238 (1)Como produzir com eficiência – como fazer, manipulação, higiene – e como as informações nos rótulos dos produtos devem ser mostradas – o que deve constar, informação nutricional. Técnicos do Programa Feira Produtiva estão levando estes conhecimentos às associações de moradores que participam do programa, que visa combater as desigualdades por meio do incremento na produção de alimentos, bem como promover o desenvolvimento local.

 

Na tarde de quarta-feira o grupo esteve no povoado de Tanquinho, no distrito de Humildes, e nesta quinta-feira, também à tarde, vai para o Garapa, em Maria Quitéria. Na terça-feira, o treinamento foi realizado na Vila Feliz, em Tiquaruçu. Estes grupos produtivos receberam uma cozinha industrial que está mudando a forma de produção vigente até recentemente.

 

“Estamos orientando-os sobre como manusear os equipamentos corretamente para, assim, aumentar a sua vida útil, a higienização no processo de produção, bem como o que deve constar nos rótulos”, afirmou o engenheiro de alimentos Sérgio Martins, que é assistente de incubação do programa. Em Tanquinho, sete pessoas participam diretamente da produção dos alimentos.

 

O leque de produtos inclui pizza cuja massa é de aipim, vários sabores de balas, mais pasteis doces e salgados. “A produção aumentou muito com os novos equipamentos, que tornaram mais fáceis o nosso trabalho”, atesta Elizabete Oliveira Silva, do grupo produtivo de Tanquinho. “E isso aumenta a nossa renda, também”. Na quarta-feira, o grupo produziu mais de 3,2 mil pasteis doces. “No futuro vamos produzir pães”. O povoado não tem padaria.

 

Igual a várias outras associações, parte da produção é entregue à Cooperlago, que é o fornecedor destes alimentos à Secretaria de Educação, que o destina à alimentação escolar.

 

A primeira etapa das obras no Parque Linear Lopes Rodrigues, nas imediações dos conjuntos Jomafa e Luiz Eduardo Magalhães, está acelerada. Cerca de 60 homens da empresa 5M Construções estão envolvidos no trabalho de construção do canal.

 

Enquanto tratores e caçambas são utilizados para desviar a água e limpar o terreno, os homens se encarregam de colocar as pedras brutas e as camadas de cimento e areia que vão dando forma ao muro de contenção – em um dos lados do canal ele já está quase pronto.

 

“Estamos adiantando para quando vim as trovoadas, o muro e o lastro já estejam 100% concluídos”, afirmou o encarregado da obra, Pedro Pinheiro. Depois disso, darão inicio a construção de uma avenida que vai passar por trás do Hospital Especializado Lopes Rodrigues até o Anel de Contorno.

 

O Parque Linear será dotado de mais de 12 mil m² de área pavimentada, mais ajardinamento, calçadas laterais e com percurso inteiramente iluminado. Os investimentos do Governo Municipal são no valor total de R$ 2.877,165,19.

 

Secom

 

OUTRAS NOTÍCIAS