Versículo do dia
Mas também, se padecerdes por amor da justiça, sois bem-aventurados. E não temais com medo deles, nem vos turbeis.

Programa Saúde na Escola beneficiou 40 mil crianças em 2016

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

13122016154353O Programa Saúde na Escola (PSE), do Governo Federal, desenvolvido pela Secretaria Municipal de Saúde de Feira de Santana realiza ações educativas e avaliações das condições dos alunos no âmbito escolar desde 2013. Este ano o trabalho conseguiu alcançar cerca de 40 mil crianças e adolescentes no município. Foram 152 escolas beneficiadas.

 

Durante todo o ano de 2016, entre os meses de fevereiro e novembro, as equipes visitaram 126 escolas municipais e 26 estaduais, realizando palestras sobre violência, cidadania, alimentação saudável, combate às drogas, saúde sexual e reprodutiva, além de atividades corporais, entre outros serviços como avaliação de medidas antropométricas e serviços oftalmológicos e odontológicos.

 

A enfermeira referência e técnica do PSE, Nancy Márcia Silva, comenta que pretende intensificar as ações em 2017, aumentando o número de escolas e creches pactuadas, além da expansão de serviços como os de saúde mental. “A gente busca com esse programa diminuir o índice de gravidez na adolescência, tentar conscientizar os jovens sobre respeitar o outro dentro de suas diferenças, e melhorar o aprendizado deste aluno, a medida que encontramos algum problema que pode atrapalhar este processo, a exemplo da dificuldade visual”.

 

Este ano, foram 12.999 alunos beneficiados com testes de acuidade visual, 18.218 passaram por avaliação antropométrica, 11.077 avaliações do cartão de vacina, 8.703 participaram de atividades físicas e práticas corporais, 5884 tiveram escovação supervisionada e 5.880 aplicações de flúor. Acerca das ações educativas sobre violência e promoção da cultura e paz foram 18.452 alunos participantes.

 

A participação de estudantes em palestras também foi intensa. As de saúde bucal reuniu 11.862 alunos, alimentação saudável contemplou 17.127, saúde sexual e reprodutiva 17.415 e combate as drogas alcançou 12.583.

 

O PSE atua com a equipe de enfermeiro, médico, técnico de enfermagem, e também com o apoio da equipe do NASF (Núcleo de Apoio a Saúde da Família), que inclui educador físico, fisioterapeuta, psicólogo, entre outros.

 

OUTRAS NOTÍCIAS