Destaques

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 26/12/2019

Projeto de liberdade religiosa liderado por evangélicos ganha prêmio internacional

O projeto “MinorMatters”, que equipa os cidadãos para promover a liberdade religiosa, do Sri Lanka, ganhou o prestigioso Prêmio de Inovação Intercultural, concedido pela Aliança das Civilizações das Nações Unidas (UNAOC) e pelo BMW Group.

 

“O prêmio mostra que a promoção da compreensão entre os diferentes grupos religiosos pode superar o medo”, afirma o Secretário Geral da The World Evangelical Alliance (WEA).

 

O projeto sociocultural para ajudar a coexistência no Sri Lanka é liderado por cristãos evangélicos do país.

 

Após um processo de seleção altamente competitivo, com mais de 1.200 aplicativos de 128 países, ‘MinorMatters: Rewind; O Rebuild’, juntamente com outras nove iniciativas globais de base, foi nomeado finalista durante uma cerimônia realizada na semana passada no Teatro Real de Madri, na Espanha.

 

A cerimônia de premiação foi presidida pelo Alto Representante da UNAOC e pelo ex-Ministro das Relações Exteriores da Espanha, Miguel Ángel Moratinos, e Bill McAndrews, Vice-Presidente de Comunicação de Mercado do BMW Group.

 

Além de um subsídio financeiro, o prêmio vem com um apoio de capacitação e orientação da UNAOC e do BMW Group para ajudar os projetos a expandir e replicar para outros contextos.

 

Liberdade religiosa importa

 

“MinorMatters: Rewind; Rebuild” é uma plataforma baseada na Web com recursos para equipar e capacitar cidadãos, especialmente jovens, para promover a liberdade religiosa e a coexistência no Sri Lanka.

 

Seu objetivo é “construir uma sociedade em que a liberdade religiosa seja desfrutada ao máximo por todas as pessoas e se concentrar na proteção dos direitos e liberdades das minorias religiosas no Sri Lanka”, destacando violações dos direitos religiosos e documentando ataques a grupos e locais religiosos.

 

‘Incentivo’

 

O projeto foi lançado pelo Alliance Development Trust, que pertence à Aliança Evangélica Cristã Nacional do Sri Lanka (NCEASL), órgão nacional membro da Aliança Evangélica Mundial.

 

Com este projeto, o Alliance Development Trust busca promover a liberdade religiosa e a coexistência em uma nação. isso foi abalado por um ataque terrorista no domingo de Páscoa que matou mais de duzentas pessoas.

 

“Estamos honrados em receber esse reconhecimento. É um incentivo para continuar nosso trabalho na promoção da liberdade religiosa”, disse a diretora do projeto, Yamini Ravindran, advogada que trabalhou com a NCEASL na área de defesa da liberdade religiosa e também foi eleita recentemente como membro do Conselho Internacional da WEA.

 

‘Testemunho’

 

O Secretário Geral e CEO da WEA, Bispo Efraim Tendero, parabenizou a equipe MinorMatters, afirmando que “é um reconhecimento merecido do trabalho árduo este projeto de um grupo de jovens líderes que amam e se preocupam profundamente com sua nação”.

 
“Acredito que possa servir de testemunho de como a promoção da esperança e do entendimento entre os diferentes grupos religiosos pode superar o medo e o conflito na sociedade, não apenas no Sri Lanka, mas também em outros países que enfrentam situações semelhantes. Que seja uma inspiração para muitos trabalhar ativamente pela reconciliação e paz duradoura”, acrescentou.

 

O Sri Lanka é um país com 70% de seus cidadãos praticantes do budismo e figura em 46º lugar na Lista Mundial da Liberdade Religiosa da Portas Abertas.

 

Fonte: Guia-me com informações de Evangelical Focus