Versículo do dia
Porque todos tropeçamos em muitas coisas. Se alguém não tropeça em palavra, o tal varão é perfeito e poderoso para também refrear todo o corpo.

Reeleição é ‘mãe de todas as corrupções’, diz Barbosa

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp
Divulgação

joaquim_barbosa_Nelson_Jr-STFO ex-presidente do Supremo Tribunal Federal (STF), Joaquim Barbosa, criticou nesta terça-feira (16) a possibilidade de reeleição. “Em países em fase de consolidação institucional, a reeleição funciona como a mãe de todas as corrupções”, disse Barbosa durante sua primeira palestra após ter se aposentado.

 

Em seu discurso, Barbosa falou sobre mudanças que ele considera necessárias para o sistema institucional do país e defendeu que o período das campanhas fosse reduzido pela metade. “Não acho que haja informação ao eleitor nesse sistema. Isso é um engodo”, avaliou. Para ele, o país deveria adotar o voto distrital, pois “pelo menos conseguiríamos eleger um número razoável de pessoas qualificadas e com relação direta com os distritos”.

 

Por fim, o ex-magistrado criticou o fato de o Brasil ter trinta partidos políticos em seu sistema eleitoral, o que seria “absolutamente irracional”. “Havia um mecanismo que iria reduzir sensivelmente o número de partidos no país, a cláusula de barreira. Por meio da cláusula de barreira os partidos só teriam viabilidade funcional se atingissem um certo percentual dos votos válidos. Ela iria entrar em vigor em 2010, mas uma decisão infeliz do Supremo Tribunal Federal impossibilitou a aplicação da cláusula de barreira”, afirmou.

 

Bahia Noticias

OUTRAS NOTÍCIAS