Saúde comemora Dia do Agente Comunitário

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Entrega Kit Sec. de Sa_de Foto Arivaldo Publio (13)O Dia do Agente Comunitário de Saúde – 4 de outubro – foi comemorado pela Secretaria Municipal de Saúde, nesta sexta-feira, 3, com a distribuição de novos materiais de trabalho para cada um. Todos os 955 profissionais – 777 atuam na sede e 178 na zona rural (178) – receberão os materiais, conforme cronograma.

 
Estão sendo contemplados com mochila, camisa, guarda-chuva, boné, capa de chuva, balança pesqueira, além de caderno, borracha, caneta, lápis e apontador. O ato de entrega aconteceu no auditório Dr. João Batista de Cerqueira e contou com a presença do prefeito José Ronaldo de Carvalho.

Ele destacou o trabalho realizado pelos agentes na prevenção de doenças e orientação da comunidade. “São profissionais dedicados e incansáveis que se tornaram o elo entre os órgãos da saúde pública com a comunidade”.

A secretária municipal de Saúde, Denise Mascarenhas, observou que iniciativa demonstra o reconhecimento do Governo Municipal ao trabalho que eles desenvolvem nas comunidades na promoção à saúde. “São o vínculo da Secretaria de Saúde nas comunidades, levando sempre informações e orientações necessárias”, reforçou.

A chefe da Atenção Básica, da SMS, Valdenice Queiroz, na oportunidade, apresentou os indicadores de saúde na Atenção Básica, entre os meses de janeiro a junho de 2014. Ela disse que foram realizadas 93.841 visitas domiciliares no período e reforçou que “os agentes devem visitar cada família uma vez no mês, no mínimo”.

As visitas são feitas aos usuários cadastrados nas áreas de abrangência das unidades do Programa Saúde da Família (PSF) e das Unidades Básicas de Saúde (UBS). Eles atuam no bairro onde residem, portanto, conhecem a realidade do local. “Eles fazem parte da equipe de saúde da unidade básica”, reforçou Valdenice.

No trabalho que desenvolvem são responsáveis também em avaliar o estado nutricional das crianças, pesando-as e medindo-as, conferem o caderno de vacinação de cada uma delas observando se os mesmos estão atualizados, bem como acompanham a saúde de diabéticos, hipertensos e gestantes. Orientam as pessoas na prevenção de doenças e agravos, bem como fazem encaminhamentos, quando necessário, para as unidades de saúde.

 

OUTRAS NOTÍCIAS