Versículo do dia
Louvai ao Senhor! Bem-aventurado o homem que teme ao Senhor, que em seus mandamentos tem grande prazer.

Saúde disponibiliza serviço de fisioterapia no domicílio

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Melhorar a qualidade de vida de acamados. Com este objetivo, a Secretaria Municipal de Saúde dispõe do Serviço de Fisioterapia Domiciliar, que atende pacientes das Unidades Básicas de Saúde, desenvolvendo atividades preventivas, reabilitadoras e funcionais no próprio domicílio.

 

O serviço conta com seis fisioterapeutas, que realizam terapias manuais. Elas atendem as demandas que chegam a Divisão de Enfermagem, através de solicitação das Unidades Básicas de Saúde. “O profissional vai até a residência do paciente para avaliá-lo. Se for constatado a necessidade desse serviço e que o mesmo está impossibilitado em andar, ele passa a receber esse atendimento”, afirmou a fisioterapeuta referência, Nádia Emília Gomes.

 

Atualmente estão sendo beneficiadas com o Serviço de Fisioterapia Domiciliar 74 pessoas. Os atendimentos são realizados até duas vezes por semana em cada paciente – a média mensal é de 200 atendimentos. Além dos domicílios, o serviço é levado para o Dispensário Santana e Lar do Irmão Velho. A fisioterapeuta destaca que a maioria dos pacientes atendidos são idosos.

 

Nádia Gomes observa a evolução de quem passou pelo serviço de fisioterapia. “Há registro de paciente com histórico de escarro por todo o corpo que, após sessões de fisioterapia, apresentaram bons resultados e conseguiram sair da condição de acamado para cadeirante”.

 

A cada dois meses a equipe de fisioterapeutas se reúne para discutir casos. O encontro é realizado na Divisão de Enfermagem. Nesta segunda-feira, 3, abordaram o Protocolo de Fraturas e Dores Crônicas.

 

FONTE: Secom

OUTRAS NOTÍCIAS