Versículo do dia
Enquanto foste precioso aos meus olhos, também foste glorificado, e eu te amei, pelo que dei os homens por ti, e os povos, pela tua alma.

Saúde promove ação de prevenção contra hepatites virais

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

2772015162155A Secretaria Municipal de Saúde, através da Vigilância Epidemiológica, realiza nesta terça-feira, 28, Dia Mundial de Luta Contra Hepatites Virais, ações de conscientização para a prevenção da doença. Vai ser na sede do Programa Municipal de Hepatites Virais, na rua Barão do Rio Branco, 1.054, Centro.

 

Durante a mobilização, prevista para começar às 8h, serão disponibilizadas vacinas contra hepatite B, teste rápido para hepatite B e C, aconselhamento, distribuição de preservativos, além de aferição da pressão arterial.

 

As hepatites virais são consideradas doenças silenciosas, que nem sempre apresentam sintomas. Somente através de exames laboratoriais pode-se obter o diagnóstico. Elas provocam a inflamação do fígado e podem levar à cirrose e até ao câncer do órgão.

 

Atualmente, mais de mil pessoas recebem acompanhamento na unidade. Conforme a coordenadora do Programa Municipal, Elizabete Lopes, neste ano já foram detectados 13 novos casos da hepatite B e mais quatro casos de hepatite C.

 

“Assim que o vírus é detectado no organismo do paciente, através de exame laboratorial, ele é submetido à consulta com o enfermeiro que notifica o caso na Secretaria Municipal de Saúde e o encaminha para acompanhamento com a equipe multiprofissional”, afirma.

 

ATENDIMENTO GRATUITO

 

Atuam no Programa Municipal hepatologista, enfermeiro, assistente social, nutricionista, psicólogo e farmacêutico. Todo o atendimento é gratuito e os pacientes ainda recebem medicamentos.

 

As hepatites virais podem ser causadas através do sexo desprotegido, da mãe para o filho durante a gravidez e no parto, na amamentação, e ao compartilhar seringas, agulhas, lâminas de barbear, alicates ou outros objetos cortantes sem a devida esterilização.

 

Outras formas de transmissão estão relacionadas com as condições de saneamento básico, de higiene pessoal e dos alimentos, e ao contato com o sangue de uma pessoa portadora do vírus. As hepatites afetam ambos os sexos e não escolhe idade.

OUTRAS NOTÍCIAS