Secretaria inicia operação para limpar e desobstruir galerias pluviais

DESOBSTRU__O DE ALAGAMENTOS - Vinicius Gomes 26-02 (14)A Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano intensificou o trabalho de limpeza e desobstrução de caixas e galerias pluviais em toda cidade. A operação visa evitar ocorrências de alagamentos, frequentes neste período de chuva repentina e forte.
O secretário municipal de Desenvolvimento Urbano, José Pinheiro, espera contar com a colaboração da própria comunidade, no sentido de não jogar lixo nas ruas, fator determinante para os alagamentos e as enchentes que podem até desabrigar famílias.

 

“Infelizmente cerca de 90% dos problemas são causados pelo descarte irregular de lixo e entulho, o que além de obstruir a passagem das águas, acarreta o assoreamento da drenagem”, explica José Pinheiro.

 

Em alguns casos, apenas a limpeza das galerias não resolve e a Prefeitura tem que fazer a troca de manilhas, a exemplo do ocorrido nas ruas Monsenhor Moisés do Couto e Expedicionários, que ganharam canalização com um diâmetro maior.

 

José Pinheiro também ressaltou a gravidade de se fazer ligações de esgotos residenciais na rede destinada exclusivamente para as chamadas águas servidas e de chuva. “Isso é crime ambiental. Quebrar uma manilha para introduzir o cano faz com que o material caia dentro da rede, provocando mais obstruções. Com uma chuva forte pode haver o retorno do fluxo de água para vasos e banheiros das próprias casas”, alerta. A solução técnica é a escavação de fossa sanitária pelo proprietário do imóvel, orienta o secretário.

 

O diagnóstico de locais com entupimento é feito com base no tempo que a água da chuva demora para escoar. O cidadão também pode participar da operação de limpeza, indicando os locais onde há galerias entupidas, através do telefone 3623-7349.

OUTRAS NOTÍCIAS

A cantora Baby do Brasil compartilhou em seu perfil do Instagram um vídeo de Jojo Todynho, onde a artista relata ter ouvido chamados de Deus