Semana Odontológica garante programação especial no Hospital da Mulher

Programação segue até o próximo dia 31

Com o objetivo de promover a saúde bucal e celebrar o Dia do Dentista, data comemorada em 25 de outubro, a Fundação Hospitalar de Feira de Santana, em parceria com a coordenação do curso de Odontologia da UNEX (Centro Universitário de Excelência), está promovendo até o próximo dia 31 a Semana Odontológica. A programação é voltada para crianças e puérperas – mulheres no estágio pós-parto – assistidas pelo Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher).

A abertura da programação, nesta segunda-feira, 24, contou com a presença de estagiários e profissionais da área de odontologia e da equipe multiprofissional do Ambulatório de Especialidades do Hospital Inácia Pinto dos Santos (Hospital da Mulher).

Gilberte Lucas, diretora presidente da Fundação Hospitalar, lembra que o serviço odontológico é realizado no ambulatório da unidade hospitalar desde o mês de agosto deste ano. “Estamos aumentando a nossa oferta de especialidades e contamos agora com uma sala de odontologia para atendimento às gestantes do Hospital da Mulher”, informou.

Para Aline de Matos Vilas Boas, coordenadora do curso de Odontologia da Unex, o serviço de educação em saúde bucal hospitalar é um campo de aprendizado para os alunos de odontologia.

“Essas atividades são realizadas pelos alunos de diversos semestres supervisionados pelos docentes da instituição. São atividades de cunho educativo, nas quais os alunos confeccionaram materiais lúdicos para que a diversidade de público que frequenta o Hospital da Mulher possa ser contemplada”, frisou.

A dentista Amanda Magalhães, que coordena as ações alusivas a Semana Odontológica, observa que a atenção a saúde bucal das puérperas é muito importante, inclusive para evitar consequências que podem afetar a saúde do bebê.

“As gestantes sofrem com a doença periodontal muito comum para as mulheres grávidas, que atinge os ligamentos ou tecidos da boca, que são os tecidos que prendem os dentes ao osso. Essa doença atinge o feto, que pode nascer prematuro ou com baixo peso”, alerta a dentista.

Semana Odontológica

Entre as atividades programadas para a Semana Odontológica, destaque para a apresentação da peça “Cuidados com os Dentes e Higiene Bucal”, com a exposição do escovódromo, espetáculo de fantoches, orientação para uma escovação correta e distribuição de kits de higiene bucal. Também serão realizadas palestras sobre promoção e eduçação à saúde com alunos de odonto-pediatria, na recepção do Ambulatório do Hospital da Mulher.

Secom

OUTRAS NOTÍCIAS