Tribunal do crime: facção proibia roubo a fiéis de igreja

Operação "Incursio" — Foto: Polícia Federal/Reprodução

Um grupo é investigado pela Força-Tarefa de Segurança Pública (FTSP) por tráfico de drogas e prática de roubos na zona norte de Macapá. A operação ‘Incursio’ ocorreu na manhã desta sexta-feira (18) com cumprimento de seis mandados de busca e apreensão no Instituto de Administração Penitenciária (Iapen) e a prisão em flagrante de um homem, de 31 anos, no bairro Infraero 1.

Segundo a FTSP, o grupo impedia roubos em determinados momentos do dia para afastar a polícia e proibia o roubo de fiéis de uma igreja, localizada também no Infraero 1.

As investigações verificaram que a facção tinha um grupo em um aplicativo de mensagem para preparação e acerto de roubos e tráfico de drogas. O grupo servia também para vigilância de policiais, regramento e controle de criminosos.

Além disso, de acordo com o regras da facção, era proibido se “vangloriar” por ter sido apadrinhado por alguém do grupo.

A ação é um desdobramento da operação Andes, realizada em abril de 2023, que identificou um sujeito de 34 anos que cometia o crime de tráfico de drogas. O investigado traficava na barraca de batatas de sua esposa, localizada na orla da capital.

A operação foi coordenada pela Força Tarefa de Segurança Pública (FTSP), Polícia Federal (PF), Polícia Rodoviária Federal (PRF), Polícia Militar (PM), Polícia Civil, Instituto de Administração Penitenciária do Amapá (IAPEN) e Secretária de Justiça e Segurança Pública (SEJUSP), com apoio do Grupo de Atuação Especial de Repressão ao Crime Organizado (Gaeco).

Fonte G1

OUTRAS NOTÍCIAS