Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 31/08/2019

Troca de cigarro por rosas gera sensibilização para fumantes de Feira de Santana

Uma atitude positiva diante do vício do cigarro, tão comum entre os brasileiros, foi promovida nesta quinta-feira (29), dia nacional de combate ao fumo. Trocar o cigarro por uma rosa pode significar o início de uma mudança.

 

Essa foi a proposta da ação de sensibilização, que faz parte do projeto “Troque o cigarro pela vida”, realizada pela Prefeitura e Secretaria de Saúde através do Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (Caps Ad), Referência em saúde mental da Atenção Básica, Seção de Capacitação Permanente e entre outros colaboradores.

 

Cerca de 200 flores foram entregues em troca de cigarros dos fumantes que transitavam entre as avenidas Getúlio Vargas e Senhor dos Passos.

 

Para a coordenadora do Caps Ad, Mariana Rios, ações que sensibilizem as pessoas sobre o risco do uso do cigarro são muito positivas e eficazes, além de reforçar sobre a importância do Dia Nacional de Combate ao Fumo.

 

“O cigarro é uma droga lícita muito utilizada e em Feira de Santana temos cerca de 150 pessoas em tratamento para abandonar o vício. Ações de sensibilização podem promover uma atitude de impacto na vida dessas pessoas e motivá-las a procurar ajuda”, afirma Mariana Rios.

 

Ainda de acordo com ela, cerca de 80% do público que busca ajuda são mulheres. “Isso não significa que as mulheres fumam mais que homens, isso representa que as mulheres são as que mais procuram ajuda”, esclarece.

 

As pessoas que necessitam de ajuda para vencer o vício do tabaco podem procurar o Caps Ad, das 7h às 18h, localizado na rua Prudente de Morais, 170, Ponto Central.