Unidades de saúde estão sendo abastecidas com as doses da vacina pentavalente e DTP

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on google
Google+
Share on whatsapp
WhatsApp

Doses das vacinas pentavalente e DPT chegaram em Feira de Santana nesta terça-feira, 10, na Secretaria Municipal de Saúde. Foram 2.500 doses da pentavalente e 3.000 doses da DTP. As vacinas estão sendo distribuídas de forma gradativa para todas as unidades básicas de saúde e de saúde da família.

“A previsão é que todas as unidades estejam abastecidas até esta sexta-feira. Até o momento estão abastecidas as 12 Unidades Básicas de Saúde”, afirma a coordenadora do setor de Imunização, Simone Neves.

Ainda de acordo com ela, o abastecimento está sendo normalizado desde novembro e a Secretaria de Saúde está recebendo uma grande quantidade, mas devido a demanda reprimida estas doses estão sendo insuficientes.

“Em 15 a 20 dias as doses estão se esgotando das unidades, devido a grande procura. Solicitamos um quantitativo superior para que não haja falta devido a demanda reprimida, porém estão recebendo a quantidade normal que recebíamos antes do desabastecimento nacional”, explica Simone Neves.

A vacina pentavalente protege contra a difteria, tétano, coqueluche, hepatite B, haemophillus influenza tipo B e faz parte do calendário nacional de imunização de crianças de 2, 4 e 6 meses de idade.

Já a DTP protege contra a Difteria, Tétano e Pertússis (Coqueluche), reforço da pentavalente, também faz parte do calendário nacional de imunização de crianças de 15 meses e 4 anos de idade.

“Orientamos aos pais e/ou responsáveis que procurem a unidade de saúde para atualizar a caderneta de vacinação das crianças. A vacina é a forma mais eficaz de proteger contra diversas doenças”, pontuou a coordenadora do setor de imunização.

OUTRAS NOTÍCIAS