Vacina combinada contra covid e gripe apresenta resultados positivos

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

Os resultados dos testes em laboratório — com furões e hamsters — de uma vacina desenvolvida pela empresa americana de biotecnologia Novavax contra o novo coronavírus e a gripe foram positivos, segundo comunicado emitido nesta 2ª feira (10.mai). A substância mescla dois imunizantes da companhia: um da influenza, denominado NanoFlu, e um da Covid-19 cuja eficácia é de 89,3%, segundo dados preliminares.

De acordo com a Novavax, “a vacina combinada produziu respostas robustas para influenza A e B e protegeu contra o vírus Sars-CoV-2”. Os dados dos testes pré-clínicos foram publicados na plataforma para artigos científicos medRxiv e ainda serão submetidos a revisão por pares.

De todo modo, segundo o estudo, furões que receberam a substância tinham níveis elevados de anticorpos contra a gripe e a Covid-19 duas semanas após a aplicação de uma primeira dose. Já 14 dias depois de uma segunda ser injetada, eles subiram ainda mais.

Em hamsters, os anticorpos contra o novo coronavírus encontravam-se em patamares elevados duas semanas após a primeira dose e tiveram aumento significativo depois da segunda, chegando a níveis similares dos observados em animais imunizados com a vacina da Covid-19, da Novavax, sozinha. A empresa explica que as respostas imunes para influenza A e B induzidas pela nova substância também são comparáveis às geradas pela NanoFlu individualmente.

Os hamsters que receberam o novo imunizante apresentavam baixa ou nenhuma carga viral no trato respiratório quatro dias após serem infectados pelo Sars-CoV-2. Para Russell Wilson, vice-presidente executivo e gerente geral da NanoFlu na Novavax, “as vacinas combinadas contra influenza sazonal e Covid-19 provavelmente serão críticas para combater as variantes emergentes do novo coronavírus”. A companhia americana espera começar os testes em humanos no final deste ano.

Fonte- SBT e foto Agência Brasil

OUTRAS NOTÍCIAS