WhatsApp: cuidado com nova função de chamada de voz

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

unnamedExistem muitos casos de pedidos pela inserção do número do telefone celular em fóruns, redes sociais e páginas na web para adquirir a nova função de realizar chamadas de voz do app WhatsApp. Isso pode levar ao envio de links falsos, SPAMs por telefone ou outros tipos de ameaças físicas.

 

O principal risco que os usuários se expõem ao publicar dados pessoais em sites e redes sociais é o de receber chamadas e cobranças indevidas, que podem vir de diversos estados brasileiros. Os criminosos também podem usar o número para forjar um falso sequestro, pedindo dinheiro para o resgate de um familiar, por exemplo.

 

Além disso, os cibercriminosos também começaram a aplicar golpes que enviam um link para o telefone do usuário com uma mensagem falsa, com frases como “Parabéns!! Você foi convidado a experimentar ligações Por WhatsApp! Convide 10 amigos ativos no WhatsApp para ativar a função”. Caso haja o clique, todos os contatos daquele telefone são roubados e um malware passa a enviar o mesmo spam para sua lista de amigos.

 

A Symantec – empresa especializada em segurança de informações na internet – recomenda não divulgar números móveis e fixos em páginas da web abertas ao público. Caso já tenha disponibilizado seu telefone, ignore as mensagens e links encaminhados por desconhecidos ou, caso tenha vindo de amigos, cheque a informação com eles antes de clicar. Se quiser muito experimentar a nova funcionalidade do WhatsApp antes do lançamento oficial, a dica é pedir apenas para pessoas que você conhece, limitando a solicitação.

 

Verdade Gospel.

OUTRAS NOTÍCIAS