Versículo do dia
Antes, seguindo a verdade em amor, cresçamos em tudo naquele que é a cabeça, Cristo.

Workshop pretende ajudar quem tem medo de dirigir

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

33655-2 (1)Muitas pessoas, mesmo comprando carro e sendo habilitadas, trazem consigo uma medo de sair pelas ruas da cidade dirigindo seu próprio veículo. Os especialistas chamam este fenômeno de “síndrome do carro na garagem”. Isto porque, tais condutores não conseguem nem sequer tirar o carro da garagem.

 

Para ajudar a estas pessoas, as psicólogas Lucília Navarro e Larissa Pinto vão realizar em Feira de Santana um evento batizado de Workshop para Pessoas com Medo de Dirigir. “Trata-se de um programa especializado para atender a pessoas com esse sintoma, onde são utilizadas técnicas psicológicas específicas para esses casos, onde busca-se minimizar e extinguir, na maioria das vezes todas essas sensações que em muitos casos, tornam-se generalizadas na vida do indivíduo”, explica Navarro.

 

“Trata-se de questões subjetivas, inerentes aos aspectos psicológicos de cada um, ou por trauma ou por consequências de adventos emocionais que podem só aparecer na hora de dirigir, por esse ato ser uma representação importante de segurança e controle, mesmo nas pessoas já habilitadas”, completou Larissa Pinto.

 

De acordo as especialistas, as mulheres sofrem mais que os homens no tocante a esta questão, embora seja uma ocorrência que atinge os dois gêneros. “Esta Síndrome pode atingir tanto homens quanto mulheres, mas os estudos mostram que existe uma quantidade maior de mulheres do que de homens que relatam esse medo”, revelaram ressaltando que “diferente do que se pensa, em grande parte dessas pessoas, o medo não advém de trauma por acidente e/ou batida e sim de questões emocionais, que aparecem na hora de dirigir, como medo e/ou fobia”.

 

De acordo com ela, este é o primeiro grupo de trabalho a ser realizado em Feira de Santana. Navarro deixa claro que de acordo com as referências de profissionais que trabalham na área do trânsito, a queixa de medo de dirigir é uma constante na cidade e, por esse motivo, “estamos iniciando esse trabalho com técnicas específicas para esse segmento de pessoas, inclusive com o apoio de Instrutores que serão indicados para acompanhar o treino prático daqueles que queiram”.

 

As inscrições para o Workshop poderão ser feitas no encontro Pré Workshop que acontecerá no dia oito de maio, às 18h, na Rua prof. Fernando São Paulo, 233, rua entre o Banco do Brasil novo da Av. Getúlio Vargas e o Hospital EMEC ou pelo e-mail: fobiadedirigir@gmail.com.

OUTRAS NOTÍCIAS