Oficinas temáticas abordam identidade e diferença na escola básica

26112014161143A abordagem e compreensão da sexualidade foram os temas da oficina “A sexualidade na prática escolar” que integra a programação do VII Seminário Formação de Gestores e Educadores do Programa Educação Inclusiva: Direito à diversidade.

 

As oficinas promovem a reflexão a respeito da organização do trabalho pedagógico. De acordo com a professora Taísa Ferreira, orientadora da oficina, a atividade envolveu os professores na discussão sobre qual é o papel do educador na formação dos alunos quanto à diversidade sexual. “Através da exposição e de uma atividade em grupo, procuramos saber qual o olhar desses educadores para em seguida confrontar com as ideias de autores tidos como referência”, explica.

 

De acordo com Cristiano Rodrigues de Abreu, participante da oficina e coordenador pedagógico da Escola Municipal Monsenhor Jessé Torres Cunha, o professor precisa desenvolver um olhar e uma escuta sensível para a sexualidade diversa. “A escola tem que estar preparada para receber a diversidade de sexualidades e desconstruir os rótulos criados pela sociedade”, defende.

 

Além do debate em torno da diversidade sexual, também foram temas das oficinas a educação no campo, a educação de jovens e adultos (EJA) e a educação ambiental. O VII Seminário segue até esta sexta-feira, 28, com palestras, apresentações culturais e oficinas temáticas.

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