Notícias

Portal Cidade Gospel | Redação | Publicado em 04/07/2014

Uefs vai sediar Colóquio Internacional sobre Ensino e Didática das Ciências

26-03-2014_08_26_16_(1)Estão abertas as inscrições para o I Colóquio Internacional sobre Ensino e Didática das Ciências (I Ciedic) e III Seminário Regional do Laboratório de Integração e Articulação entre Pesquisas em Educação Matemática e Escola (Liapeme) da Rede Internacional de Pesquisadores em Ensino e Didática das Ciências. Os eventos, acolhidos pela Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) e Universidade Federal da Bahia (Ufba), serão realizados de 27 a 31 de outubro de 2014 nos campi das duas instituições.

 

A inscrição deve ser feita no site do Colóquio www.ciedic2014.ufba.br e contato pode ser mantido através do e-mail ciedic@ufba.br.

 

O tema abordado é “Ensino e Didática das Ciências: contribuições e perspectivas”, com os subtemas ligados ao Ensino e Didática; Ensino e Didática da Biologia; Ensino e Didática da Física; Ensino e Didática da Matemática, e Ensino e Didática da Química. A promoção é do Projeto Problemas de Educação Matemática (Probem); do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências Ufba e Uefs e do Liapeme.

 

A Rede Internacional de Pesquisadores em Ensino e Didática das Ciências tem o objetivo de promover cooperações e encontros periódicos entre pesquisadores de diversos países inseridos no campo de Ensino e Didática das Ciências e áreas afins. As temáticas de pesquisa associam aspectos epistemológicos, teóricos, metodológicos e práticos do Ensino e Didática das Ciências.

 

Avanço das pesquisas

 

O I Ciedic pretende reunir pesquisadores brasileiros e estrangeiros; estudantes de graduação e pós-graduação; professores da Educação Básica que se interessam ou que já se dedicam a trabalhos relacionados ao ensino e didática das Ciências. O principal objetivo é apresentar e discutir bases teórico-metodológicas da pesquisa em Ensino e Didática das Ciências, visando proporcionar aos participantes condições necessárias à reflexão, ao debate e a delimitação de projetos de pesquisa nesta área.

 

Busca-se, ainda, divulgar e possibilitar o avanço das pesquisas em Ensino e Didática das Ciências desenvolvidas na Uefs e UFfba no âmbito do Programa de Pós-graduação em Ensino, Filosofia e História das Ciências e dos grupos de pesquisas associados e em outras instituições de ensino superior e grupos de pesquisa nacionais e internacionais.

 

O Ciedic nasceu a partir dos debates e das reflexões fomentadas nos dois primeiros Seminários Regionais do Liapeme e do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa, Ensino e Didática das Ciências (Gipedic) acerca dos desafios postos para o ensino e didática na contemporaneidade.