Versículo do dia
Que diremos, pois? Permaneceremos no pecado, para que a graça seja mais abundante? De modo nenhum! Nós que estamos mortos para o pecado, como viveremos ainda nele?

Projeto da nova iluminação em LED ficará pronto neste mês, afirma especialista

Share on facebook
Share on twitter
Share on google
Share on whatsapp

O projeto para a nova iluminação pública de Feira de Santana, etapa que vai trocar as atuais lâmpadas de vapor de sódio ou metálico por modernas luminárias de LED, deverá estar concluído até o final deste mês. A troca das dos equipamentos deverá ser iniciada ainda neste semestre.

 

A informação é do engenheiro eletricista e especialista em iluminação pública, Ewerton de Oliveira, contratado pela Unicoba LED Star, fabricante do produto, para fazer as medições da intensidade da iluminação das ruas da cidade.

 

O estudo, com base em cálculo e com a utilização do luxímetro, aparelho portátil digital que determina a grandeza do local averiguado – a distância entre dois postes, indica a luminosidade atual.

 

Na rua Augustinho dos Anjos, na Rua Nova, a medição – feita em 15 pontos, indicou locais com menos de um lux, que a unidade de medida. “O necessário para uma boa iluminação é de 10 lux”.

 

“Com base em cálculos matemáticos, as luminárias de LED farão esta correção e deixarão as ruas sem pontos escuros, tornando-as mais seguras, facilitando e fortalecendo das relações nos períodos noturnos”, afirmou o prefeito Colbert Filho, que acompanhou a medição.

 

Ele também explicou aos moradores como será a mudança na iluminação pública. Primeiro para esta fase foi a compra, depois da ata de registro de preço da licitação de Salvador, de cerca entre seis e oito mil luminárias.

 

Iluminação a LED, diz o prefeito, é um equipamento sustentável e está relacionada ao conceito de cidade inteligente. “E uma iluminação eficiente contribui para o resgate da socialização noturna”.

 

A segunda fase será a PPP (Parceria Público Privada), quando toda as mais de 60 lâmpadas da rede do município vão ser substituídas por luminárias de LED. “As ruas de Feira serão iluminadas com o que há de mais moderno”.

 

O engenheiro disse que inicialmente está verificando a estrutura da rede de iluminação, que será base para a realização do projeto. “A LED é a porta para o futuro da iluminação, que une economia, segurança, conforto e melhor percepção visual e definição de cores”.

 

A economia está relacionada à vida útil dos equipamentos – em relação aos atuais, bem como ao consumo, que, diz o especialista, chega a ser 60% menor. O diretor do Departamento de Iluminação Pública, João Marcelo, acompanhou o prefeito.

 

Foto: Washington Nery-Secom

OUTRAS NOTÍCIAS